Limpar Cache DNS
Limpar o Cache DNS pode ser muito importante para que se consiga acessar alguns sites mais rapidamente e é possível fazer isso para Windows, Linux e Mac através do comando Flush DNS. O problema com o DNS ocorre porque ele é utilizado para interpretar a conexão entre o domínio e o IP onde o site está hospedado e podem ocorrer erros quando muda-se o site de servidor. Por isso esse pode ser um problema complicado, mas é simples de se resolver.

Como limpar Cache DNS no Windows

O comando Flush DNS é válido para todas as versões do Windows(Windows 10, Windows 8, Windows 8.1, Windows Vista, Windows 7, Windows 98), bastando seguir o passo a passo abaixo:
  1. abra o prompt de comando ou CMD como administrador;
  2. digite o comando ipconfig /flushdns;
  3. clique em enter.
Pronto, com esses comandos simples você limpará o cache DNS no Windows e terá o acesso mais facilitado a sites.

Como limpar Cache DNS no Linux

Antes de fazer todo o procedimento é necessário instalar o NSCD, para isso basta executar o comando sudo apt-get install nscd no terminal de comando e teclar enter. Após isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
  1. abra o terminal de comando;
  2. digite o comando sudo /etc/init.d/nscd restart;
  3. clique em enter.
Pronto, no Linux temos que fazer um passo a mais além de executar o comando. Mas é bem simples e faz-se isso sem maiores dificuldades.

Observação: o comando acima funciona com a versão Ubuntu 14.04 ou anteriores, já o comando que deve ser usado para distribuições mais atuais é o sudo /etc/init.d/dns-clean restart ou o sudo /etc/init.d/networking force-reload.

Como limpar Cache DNS no Mac

Para Mac existem algumas diferenças com relação à versão do Sistema Operacional, mas os procedimentos que devem ser adotados serão sempre os mesmos. Para isso, então, basta seguir o passo a passo abaixo:
  1. execute o terminal;
  2. digite o comando dscacheutil -flushcache e tecle enter;
  3. digite o comando sudo killall -HUP mDNSResponder e tecle enter.
Pronto, com isso será possível limpar o Cache DNS no Mac de maneira simples. Embora seja um pouco mais complicado que no Windows.

Observação: caso se esteja usando o OS X 10.4 ou uma versão mais antiga, então, deve-se executar o comando lookupd -flushcache para recarregar o Cache DNS.

Reinicie o computador para aplicar

Após fazer os procedimentos acima seria interessante reiniciar a sua máquina para que as modificações sejam aplicadas, isso é válido para Linux, Mac e Windows. Além disso, seria interessante limpar o Cache do navegador pois o mesmo também poderá dar algum problema na hora do carregamento de um site.