Cadastro Único Online 2022: Fazer e Atualizar Cadastro pela Internet

Cadastro Único Online 2022 é uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal para que as famílias de baixa renda possam ter uma opção mais cômoda e não necessitem comparecer presencialmente ao setor responsável pelo cadastramento para fazer algumas ações.

O CadÚnico Online 2022 é uma ferramenta recente, mas muitos já pesquisam por ela e possuem interesse em saber quais as funcionalidades fornecidas para que possam utilizá-la da melhor forma possível.

Por isso já adiantamos que, por ela, é possível ter acesso a funcionalidades como: consultar NIS, ver renda per capita familiar, atualizar informações cadastrais, fazer o pré-cadastro e outras importantes funções que podem ajudar os cidadãos brasileiros.

Cadastro Único Online 2022

O Cadastro Único Online 2022 é uma ferramenta muito útil no dia a dia, pois permite às famílias de baixa renda verem suas informações cadastrais, consultar o número do NIS, atualizar o cadastro e fazer o pré-cadastro de forma simples pela internet.

Para ter acesso às funcionalidades de maneira completa, entretanto, é necessário possuir uma conta no portal GOV.BR(sso.acesso.gov.br). O portal GOV.BR centraliza os dados do cidadão para que este possa acessar todas as aplicações fornecidas pelo governo com um único acesso.

Apesar disso, o atendimento presencial ainda existe e através dele é possível esclarecer melhor as dúvidas sobre os benefícios e sobre o próprio cadastramento. Então, sempre que for necessário, é importante comparecer a uma unidade presencial para buscar mais conhecimento.

Atualmente eles fornecem três opções para que o cidadão possa acessar as funcionalidades:

Fazer Cadastro Único Online 2022

Como Fazer Cadastro Único Online

Atualmente é possível apenas fazer o pré-cadastro do Cadastro Único Online.

(Acesse: cadunico.dataprev.gov.br)

Isso significa que pode-se dar início ao procedimento de cadastramento, porém é necessário comparecer presencialmente ao posto de atendimento para apresentar a documentação necessária e concluir o cadastro.

A funcionalidade pode fazer com que o atendimento se torne mais rápido e, assim, o cidadão gaste menos tempo no atendimento presencial quando for fazer a inclusão cadastral no sistema.

O cidadão que optar por esta opção terá o prazo de 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para que possa, finalmente, ter seu cadastro ativo no sistema. Caso não compareça, os dados serão excluídos e deve-se fazer tudo novamente.

Atualizar Cadastro Único Online 2022

Atualizar Cadastro Único Online

Atualizar Cadastro Único Online 2022 é uma ação que pode ser feita apenas por aquelas famílias que não possuem nenhuma mudança referente aos dados cadastrados na última atualização.

Caso contrário, se tiver mudado algo na composição familiar, deve-se comparecer presencialmente para alterar essas informações.

Para fazer este procedimento deve-se acessar o site oficial(cadunico.dataprev.gov.br) e clicar na opção “Atualizar dados do Cadastro Único por confirmação“. Após isso será necessário fazer login na plataforma com os dados cadastrados no portal GOV.BR e responder aos questionamentos do sistema.

Vale lembrar que a prestação de informações falsas no CadÚnico Online 2022 se configura como crime e pode levar o cidadão a sofrer ações judiciais. Por isso recomendamos que se forneça apenas informações verídicas referentes aos dados pessoais.

Consultar Situação Cadastral

Consultar a situação cadastral é uma importante função que permite ver se é necessário fazer a atualização do cadastro ou não.

O Cadastro Único deve ser atualizado sempre que houver mudança em qualquer uma das informações prestadas ou a cada dois anos no máximo.

Consultar Outras Informações

Além de ver a situação cadastral, a plataforma permite ter acesso a todos os dados importantes sobre o cadastro. Algumas delas são:

  • Número do NIS de todos os integrantes da família.
  • Código familiar.
  • Estado cadastral.
  • Data da última atualização.
  • Local de cadastro.
  • Faixa de renda per capita.
  • Responsável pela família.

Por tudo isso, o Cadastro Único Online 2022 é uma ferramenta que pode ajudar, e muito, todos os cidadãos de baixa renda a terem acesso aos benefícios do Governo Federal.

Comprovante de cadastro online

Além de disponibilizar as informações, o sistema ainda é capaz de emitir um comprovante de cadastro online com o número do NIS e os dados de todos os integrantes da família para que este possa ser impresso e apresentado em caso de necessidade.

Este comprovante possui autenticação digital e não precisa de assinatura do órgão responsável para ser válido.

Por tudo que foi dito ao longo deste artigo, o Cadastro Único Online 2022 é uma excelente opção e pode poupar tempo dos cidadãos.

5/5 - (70 votes)

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.